XIII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil

04 a 06 de junho de 2019 • Cuiabá – MT

O Evento

O WTICIFES é promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) para, a partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, incentivar a troca de experiências, soluções e boas práticas, com objetivo de efetivar a TIC como instrumento de inovação e transformação digital nas Universidades Federais.

Integrado ao XIII WTICIFES, acontecerá o IV  Encontro dos Escritórios de Processos das IFES, momento para compartilhar conhecimentos e práticas referentes a gestão por processos, onde serão abordados temas como: análise, desenho, execução, monitoramento e controle, visando alcançar resultados relevantes e alinhados aos objetivos estratégicos das IFES.

Nesta edição, o WTICIFES traz como tema “As IFES e o desafio da integração entre Sistemas, Processos e Órgãos Públicos”.

É evidente que diante de um mundo tecnológico e conectado, a sociedade espera cada vez mais que os órgãos públicos sejam eficientes, eficazes e transparentes na prestação de serviços. Nesse cenário, torna-se essencial evoluir a Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, a fim de manter a qualidade das IFES.

A quantidade exorbitante de dados criados e mantidos pelos órgãos públicos torna o atendimento à sociedade de forma articulada, um grande desafio. Logo, a integração entre os diversos setores da administração pública surge como um importante aspecto a ser desenvolvido, para que as IFES consigam cumprir o seu papel social.

Essa integração abrange diferentes níveis, uma vez que não apenas sistemas e dados podem ser compartilhados, mas também processos e boas práticas de gestão. É necessário ainda que as Tecnologias da Informação e Comunicação estejam alinhadas com as estratégias da gestão e integradas aos Processos que consigam refletir a capacidade de operação dessas instituições.

Nesse contexto, o desafio de integrar sistemas, processos e órgãos públicos deve ser o foco do XIII WTICIFES e do IV Encontro dos Escritórios de Processos das IFES.

Local

Conheça o Hotel do Evento

O evento acontecerá no Centro de Convenções do Hotel Gran Odara, localizado na Av. Miguel Sutil, no. 8344, na cidade de Cuiabá-MT. O Centro de Convenções é modulável, o que permite a melhor distribuição dos ambientes do XIII WTICIFES. As instalações ainda contam com o restaurante Avec, que tem uma culinária francesa com toque cuiabano – o restaurante é aberto todos os dias, para almoço e jantar.

O Hotel Gran Odara está preparado para receber grandes eventos, uma vez que possui 141 amplos apartamentos e luxuosas suítes, 7 modernas salas de reunião, café da manhã, sofisticado restaurante, lobby bar, academia profissional, piscina, salão de beleza, entre outras comodidades.

Para saber mais acesse o site.

Hospedagem

Hotel Oficial – Gran Odara

Considerando que o evento acontecerá no Hotel Gran Odara, o hotel preparou condições diferenciadas para sua hospedagem durante o XIII WTICIFES e IV EEP.

Seguem os valores, especialmente, acordados para o período do evento:
Individual – R$ 240,00+13%, a diária.
Duplo – R$ 260,00+13%, a diária.

A diária inclui café da manhã, internet wi-fi e área de lazer (piscina, sauna e academia). No hotel, o hóspede encontra o Restaurante Avec, que tem em seu cardápio comida francesa com toque cuiabano.

A estrutura do hotel conta com salão de beleza, loja de semi-joias e boutique de vinhos. Além disso, encontra-se em uma localização privilegiada, muito próximo de dois shoppings (Goiabeiras a 700m e Estação Cuiabá a 1,1km) e em frente a um supermercado, o Big Lar, com funcionamento 24 horas.

Para solicitar a sua reserva no Hotel Gran Odara, pedimos que entre em contato conosco por e-mail no endereço wticifes2019@ufmt.br, assunto: Solicitação de Hospedagem, e informe os nomes dos hóspedes, instituição ou empresa de origem e período de hospedagem.

Além do Hotel Gran Odara, os participantes podem verificar outras opções de hospedagem com a Agência Oficial do Evento.

 

Agência Oficial

A Confiança Turismo é a Agência Oficial do WTICIFES 2019 e por meio do site exclusivo, disponibiliza serviços e comodidades com tarifas diferenciadas, especialmente para os participantes do evento.

Consulte opções de hospedagem, pacotes turísticos e cotação de passagens, acessando https://www.confiancaagencia.com.br/wticifes.

 

Turismo

Cuiabá – MT

Centro Geodésico da América do Sul, Cuiabá é a porta de entrada dos visitantes para outros atrativos do Estado, principalmente o ecoturismo. Às vésperas de comemorar 300 anos de fundação, é uma cidade de vários atrativos turísticos, agitada vida noturna e comunidades tradicionais.

Nos arredores

A Chapada dos Guimarães, a 70 km de Cuiabá, tem paredões de arenito vermelho-alaranjado com cânions, cavernas e cachoeiras, além de diversos sítios arqueológicos.

Nobres é uma região de grande concentração de calcário e dolomita, onde são encontradas muitas grutas e cavernas. Está a 140 km de Cuiabá e concentra diversos rios e lagoas cristalinas.

O Pantanal matogrossense é uma das mais ricas reservas biológicas e está a cerca de 140 km de Cuiabá. Maior planície alagável do mundo, é formado pela Bacia do Rio Paraguai, onde a pesca esportiva é praticada de março a outubro.

O Lago de Manso formado pela água represada da usina hidrelétrica de Manso está localizado a 86 km de Cuiabá e apresenta belas paisagens.

Jaciara está localizada a 144 Km de Cuiabá, abriga dezenas de cachoeiras, águas termais, minerais, rios cristalinos, corredeiras, sítios arqueológicos, piscinas naturais, cânions, cavernas, grutas, trilhas e uma fauna e flora abundante.

Saiba mais sobre Turismo em Cuiabá e arredores: Cuiabá 300 anos

Inscrições

Realize agora mesmo a sua inscrição no evento acessando o link https://centraldesistemas.sbc.org.br/ecos/wticifes2019

A inscrição no XIII WTICIFES e IV EEP será realizada em duas etapas:

1) Realização da inscrição pelo participante por meio do link https://centraldesistemas.sbc.org.br/ecos/wticifes2019
2) Validação da inscrição pela coordenação do evento.

As inscrições serão encerradas em 31/05/2019.

Observações:

– As vagas são limitadas, então pedimos que realizem a inscrição o mais breve possível.

– Terão a inscrição no evento garantida: Gestores de TIC, Gestores dos Escritórios de Processos e apresentadores/autores de trabalhos aprovados no evento, que realizarem a inscrição até 30/04/2019. As inscrições online estão disponíveis, exclusivamente, para servidores das IFES vinculadas a ANDIFES.

– Servidores das IFES deverão, no momento da inscrição, fazer upload da carta de autorização fornecida pelo Gestor da área de TIC ou do Escritório de Processos. A carta deve constar cabeçalho/rodapé com as informações da instituição, dados do servidor que está sendo autorizado a participar do evento e assinatura do gestor.

– Outras pessoas interessadas a participar do evento como Convidado, pedimos que entre em contato com a organização do evento por meio do email <wticifes2019@ufmt.br>.

– Todos os participantes que estiverem devidamente inscritos e comparecerem a todas as atividades do evento terão Certificado de Participação com carga horária de 30 horas.

Para mais informações sobre inscrições envie e-mail: wticifes2019@ufmt.br

Programa

CHAMADA DE TRABALHOS


XIII WTICIFES

Convidamos a comunidade de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES a submeterem seus trabalhos de pesquisa, de desenvolvimento e de resultados experimentais nas IFES, abrangendo um ou mais dos seguintes temas:

  • Segurança da Informação
  • Gestão e Governança de TI
  • Administração de Sistemas
  • Desenvolvimento de Sistemas
  • Infraestrutura Computacional
  • Conectividade
Datas Importantes

Submissão de Artigos: 01/02/2019 a 01/03/2019 Prorrogado para 17/03/2019
Resultado da avaliação: 15/04/2019
Submissão da Versão Final: 22/04/2019

Instruções para Submissão dos Artigos
  • Recomendamos a seguinte estrutura para o artigo:
  1. Resumo, palavras-chave
  2. Introdução
  3. Métodos
  4. Resultados
  5. Conclusão
  6. Referências

O resumo e as palavras-chave em inglês são opcionais.

  • Devem estar de acordo com o padrão da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) – templates disponíveis no link
  • Deve ser escrito em português
  • Deve conter entre 3 e 5 páginas
  • Deve ser submetido no formato PDF no sistema JEMS, acesse https://jems.sbc.org.br/Paper.cgi?c=3269&track=7352
  • Os trabalhos serão avaliados e selecionados pelo Comitê Científico do evento observando os seguintes critérios:
  1. Relevância (enquadramento do artigo)
  2. Originalidade
  3. Mérito técnico
  4. Apresentação (conteúdo com forma)
  5. Organização
  • Os três melhores artigos avaliados serão premiados ao final do evento

Para mais informações entre em contato com a Coordenação do Comitê Científico

IV Encontro dos Escritórios de Processos das IFES

Integrado ao XIII WTICIFES, acontecerá o IV Encontro dos Escritórios de Processos das IFES, momento para compartilhar conhecimentos e práticas referentes a gestão por processos.
Convidamos a comunidade dos Escritórios de Processos e da área de Tecnologia da Informação das IFES a submeterem seus trabalhos com relatos de experiência nas IFES abrangendo temas relacionados à Business Process Management (BPM), entre eles:

  • Boas práticas de BPM
  • Casos práticos de Transformação ou Melhoria de processos
  • Escritório de Processos
  • Cadeia de Valor
  • Gestão por Processos
  • Implantação de BPM em IFES
  • Métodos, técnicas e ferramentas para modelagem, análise e design de processos
  • Tecnologias e ferramentas de apoio à gestão por processos
Datas Importantes

Submissão de Artigos: 01/02/2019 à 01/03/2019 Prorrogado para 17/03/2019
Resultado da Avaliação: 15/04/2019
Submissão da Versão Final: 22/04/2019

Instruções para Submissão dos Artigos
  • Recomendamos a seguinte estrutura para o artigo:
  1. Resumo, palavras-chave
  2. Introdução
  3. Métodos
  4. Resultados
  5. Conclusão
  6. Referências

O resumo e as palavras-chave em inglês são opcionais.

  • Devem estar de acordo com o padrão da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) – templates disponíveis no link
  • Deve ser escrito em português
  • Deve conter entre 3 e 5 páginas
  • Deve ser submetido no formato PDF no sistema JEMS, acesse https://jems.sbc.org.br/Paper.cgi?c=3270&track=7361
  • Os trabalhos serão avaliados e selecionados pelo Comitê Científico do evento observando os seguintes critérios:
  1. Relevância (enquadramento do artigo)
  2. Originalidade
  3. Mérito técnico
  4. Apresentação (conteúdo com forma)
  5. Organização
  • Os três melhores artigos avaliados serão premiados ao final do evento

Para mais informações entre em contato com a Coordenação do Comitê Científico

COMITÊ CIENTÍFICO


XIII WTICIFES
Coordenadores

Dra. Lígia Maria Carvalho Sousa Cordeiro – UNILAB – email: ligia@unilab.edu.br
Dr. Ricardo de Andrade Lira Rabelo – UFPI – email: ricardoalr@ufpi.edu.br

IV Encontro dos Escritórios de Processos das IFES
Coordenadores

Dra. Juliana Silva Herbert – UFCSPA – email: julianash@ufcspa.edu.br
Dra. Shirley da Silva Jacinto de Oliveira Cruz – UFPE – email: shirley.ocruz@ufpe.br

PALESTRANTES


 

Thiago Ayres Thiago Ayres
Vanessa Tavares Nunes Vanessa Tavares Nunes
Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Jr Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Jr
José Roberto de Oliveira Antunes José Roberto de Oliveira Antunes
Thiago Ayres

Thiago Ayres

Palestra “Inovação na Gestão Pública – Integrando Processos, Sistemas e Órgãos para Gerar Valor ao Cidadão e Servidor”.

Ayres é consultor, educador, investidor-anjo e palestrante quadrilíngue nas áreas de governança, gestão, inovação e liderança. Global Managing Director na PMO Global Alliance, Diretor na Consigliere Consultoria, Diretor de Investimento na CWB Angels e Presidente do Conselho do PMI (Paraná), além de Coordenador do MBA Executivo em Gestão de Projetos na ESIC Business School. Mestre em Governança Corporativa pelo ISAE/FGV, MBA em Gestão Estratégica Empresarial e Especialização em Docência no Ensino Superior. Com especializações na área de liderança e negócios em 3 continentes, traz experiência sólida em tecnologia, consultoria e educação em mais de 10 países, de startups a multinacionais, nos segmentos público e privado. Um inconformado com a gestão tradicional, com a educação ortodoxa e com o status quo – um ativista transformacional. Um otimista que enxerga oportunidades para cada problema, apostando que as pessoas são a base de todo o sucesso e acreditando que a arte máxima da sofisticação é ser simples.

Vanessa Tavares Nunes

Vanessa Tavares Nunes

Palestra “O Paradigma de Arquitetura Corporativa para enfrentar os desafios de interoperabilidade entre as IFES e destas com Órgãos Públicos.

Vanessa é doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e atualmente desenvolve projetos e pesquisas com alunos de graduação e pós-graduação nas linhas de Engenharia de Software, Gestão de Conhecimento, Gestão de Contexto, Colaboração, Análise de Processos, Arquitetura Corporativa e Transparência Organizacional. Possui várias publicações em congressos nacionais, internacionais e revistas, além de ministrar cursos de pós-graduação e extensão na área de BPM e Sistemas.
Com experiência de mais de 15 anos na área de Sistemas de Informação, antes de fundar a SE7Ti, atuou como gerente e consultora em projetos em organizações como Petrobras, Golden Cross, Embratel e Fiocruz.
Atualmente, atua na SE7Ti, tanto como consultora quanto como instrutora de treinamentos em: Arquitetura Corporativa, Linguagem ArchiMate, Gestão de Processos (BPM), Transparência Organizacional, Gestão de Conhecimento e Desenvolvimento de Software.

O currículo acadêmico pode ser visualizado em: http://lattes.cnpq.br/2043415661294559

Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Jr

Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Jr

Palestra “Transformação Digital: oportunidades e desafios da gestão pública”.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, professor Adjunto da Universidade de Brasília no curso de Engenharia de Software, vem atuando em projetos de transformação digital no governo federal em alguns órgãos federais (Hospital Universitário de Brasília e Ministério das Comunicações). Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital – Ministério da Economia, onde desenvolve e implanta plataformas de serviços digitais, com resultados concretos em mais de 50 entidades públicas.

José Roberto de Oliveira Antunes

José Roberto de Oliveira Antunes

Palestra “Lei Geral de Proteção de Dados: você está preparado?”.

Formado em Ciência da Computação, pela Unip – Universidade Paulista, atua na área de Segurança da Informação há mais de 23 anos, com experiência construída em atuações nos maiores fabricantes do segmento tais como McAfee, Symantec, RSA e atualmente na IBM. Especializou-se e certificou-se em áreas especificas: Segurança, SNAS, TCP-ip e Cisco; entre outras entidades.

PAINELISTAS


Ana Vitoria Piaggio

Making off: os bastidores de um caso de sucesso

O projeto Governança de TI na CGU cumpriu o propósito de elevar a maturidade de processos de TI, segundo as boas práticas Cobit e ITIL. Mas, ao longo dos seis anos, nem tudo saiu como previsto. A proposta deste relato é compartilhar as lições aprendidas e mostrar os principais desvios que ocorreram durante o projeto.

 


José Assumpção

Gestão de Processos, Competências, Estratégia, Metas, Indicadores e Força de Trabalho por meio de uma Solução Integrada de TI

A palestra abordará o aumento da maturidade em Gestão de Processos obtida na ANAC por meio da implantação de uma ferramenta que automatiza e disciplina os processos da Agência, que integra o processo à outras disciplinas de gestão, e o uso que se pode fazer das informações de processos para auxiliar a tomada de decisão intraorganizacional.


Júlio César Elpídio de Medeiros

Governo digital: repensando processos e melhorando a oferta de serviços públicos à sociedade

A constante mudança do perfil da sociedade brasileira exige que gestores públicos repensem processos e a forma como ofertam seus serviços públicos. Desde a edição do Decreto 8936/16, que instituiu a Plataforma de Cidadania Digital, o Governo Federal tem buscado construir um governo cada vez mais digital. Diversos órgãos/entidades federais têm embarcado nessa iniciativa. O painel apresentará iniciativas de transformação digital em curso no âmbito federal e como essas iniciativas têm contribuído para fortalecer o conceito de um governo único para um cidadão único.

PROGRAMAÇÃO GERAL

04/06 – 1º dia

Horário GRAN III – Auditório Principal
07h30 Credenciamento
08h15 Boas vindas do IV Encontro de Escritório de Processos – IV EEP
08h30 Sessão Técnica I
Análise do Processo de Interações Acadêmicas Através do Mapeamento de Fluxo de Valor na UFRGS
Marlon Soliman, João Francisco da F. Vieira, Nicolas Dentzuk, Erica K. de Oliveira, Priscilla F. dos Reis Pontes, Éverson Josué Santos (UFRGS)
Implementação de novo fluxo de processo: Case Aula de Campo da UFMT
Anne C. B. Cardoso, Cleiton D. da Silva, Thais Fernanda B. da Silva, Greice de Souza Arruda, Thiago M. Ventura, Leandro C. Garcia (UFMT)
Processo de Criação de um Novo Regulamento de Graduação Essencial para a Implantação do SIGA
Anne C. O. Rocha, Raphael F. de A. Patrício, José A. L. B. de C. Filho, Fabiana F. do Nascimento, Ayrton N. de S. Silva (UFPB)
09h30 Sessão Técnica II
Aplicação da Gestão de Processos em uma Instituição Federal de Ensino Superior: o caso da Divisão de Orçamento da UFERSA
Lívia R. Barreto, Geisa M. R. de Vasconcelos, Amanda Braga Marques (UFERSA)
Aplicação de BPM na gestão do TED estabelecido entre o INCRA e a UFMT
Maurício F. L. Pereira, Olivan Rabêlo, Nilton H. Takagi, Anne C. B. Cardoso, Josiel M. Figueiredo (UFMT)
Melhoria do Processo de Pagamento de Fornecedores do Restaurante Universitário da UFRGS.
João F. Vieira, Priscilla F. Pontes, Marlon Soliman, Éverson Santos, Erica K. de Oliveira (UFRGS)
10h30 Coffee Break
11h Sessão Técnica III
Execução de Melhoria Contínua Baseado em BPMN e Indicadores na Gestão de Serviços de TIC: Estudo de caso na Diretoria de Sistemas do NTI/UFPE
Renato V. Mendes, Suzanna S. Dantas (UFPE)
Monitoramento de indicadores de processos com uso de Business Intelligence (BI).
Beatriz S. Seidel, Vanessa G. Kinoshita, João C. S. O. Matos, Reinilton S. Juvenal, Naícia K. F. S. B. T. Caten, Leriane S. Cardozo  (UFOB)
O mapeamento de processos como elemento facilitador no levantamento e elicitação de requisitos do Sistema de Gestão da Universidade Federal de Juiz de Fora
Leonardo Ciuffo, Fábio Silva de Figueiredo, Rafael Gurgel Valente Papa (UFJF)
12h “Google for Education: As vantagens da Educação Digital!”
Daniel Garrido, Tecnoset – Patrocinador Ouro
12h15 Almoço Livre
14h “Apresentação do Repositório de Processos – Forplad”
Frank Leonardo Casado – Pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal de Santa Maria
14h30 “Aplicação de Data Science e Inteligência Artificial na Educação”
Gleydson Lima, CEO da ESIG – Patrocinador Ouro
14h45 Sessão Técnica IV
Grau de Maturidade em Processos: um estudo da evolução da Gestão por Processos na UFJF
Fábio Silva de Figueiredo, Leonardo Ciuffo, Alcimar Honório, Wagner Ramalho (UFJF)
Incorporando a Gestão de Riscos à Gestão por Processos na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Evandro G. Flores, Frank L. Casado, Daniele M. Rizzetti, Jonas C. Macedo, Taiani B. Kienetz, Rafael F. Neves (UFSM)
Modelo de Maturidade em Mapeamento de Processos (M3P): Proposta e Aplicação na UFCSPA
Juliana S. Herbert, Andressa Bortolaso de Oliveira, Marilia Rosa Silveira, Rodrigo de Farias Giglio (UFCSPA)
15h45 Coffee Break
16h30 Saída para Teatro da UFMT –  Abertura Oficial do Evento
20h Coquetel de Boas Vindas
Horário GRAN II
07h30 Credenciamento
08h30 Workshop Gestão de Mudanças: os desafios da liderança transformadora (público Gestores de TI)
Facilitadores: Ana Salomão – Consultoria Laje e Nilton Hideki Takagi – UFMT
10h30 Coffee Break
11h Workshop Gestão de Mudanças: os desafios da liderança transformadora (público Gestores de TI)
Facilitadores: Ana Salomão – Consultoria Laje e Nilton Hideki Takagi – UFMT
12h “Google for Education: As vantagens da Educação Digital!” – Transferida para o Gran III
Daniel Garrido, Tecnoset – Patrocinador Ouro
12h15 Almoço Livre
Horário Teatro da UFMT
17h Cerimônia de Abertura
Transmissão ao vivo: https://video.rnp.br/portal/transmissao/WTICIFES_04-06-2019
18h00 “Inovação na Gestão Pública – integrando processos, sistemas e órgãos para gerar valor ao cidadão e servidor”
Keynote Thiago Ayres
19h10 “Segurança em Universidades na era IoT, desenvolvimento e modernização da TI sem barreiras com soluções Aruba Networks”
Peterson Muzeli, Telc – Patrocinador Von Newmann
19h30 Retorno ao Hotel Gran Odara

 

05/06 – 2º dia

Horário GRAN III – Auditório Principal
08h00 Credenciamento
09h Sessão Técnica I – Gestão e Governança de TI – Chair: Luis Faina (UFU)
Analisa UFG – Plataforma de Análise de Dados da UFG
Victor G. Bento, Ricardo H. D. Borges, Rogério R. Carvalho, Dannyel C. Fonseca (UFG)
SINAPSE: Sistema Integrado de Acompanhamento de Projetos e Serviços
Danniel Rocha, Euclydes Melo, Luiz Fernando, Marcos Raniere, Matheus Campanhã, Taison Almeida (UFPI)
Método Push de atribuição de tarefas utilizado no desenvolvimento de software por um time autogerenciável
Danniel Rocha, Euclydes Melo, Luiz Fernando, Marcos Raniere, Matheus Souza, Taison Almeida (UFPI)
Case de implantação modularizada do GLPI com foco na satisfação do usuário final
Elton P. Rosa (UFVJM)
10h20 Coffee Break e Sessão de Pôsteres – Chair: Aline Tavares (UFRR)

SeBaHo – Juntando o Útil ao Necessário – Serviço de Backup, Restore e Homologação de Base de Dados
Guilherme Geronimo e Gustavo Tonini (UFSC) – Administração de Sistemas
Iftopper – Controle Dinâmico de Largura de Banda
Eduardo Maronas Monks, Jerônimo Feijó Noble da Rosa (UFPel) – Conectividade
Sistema Eletrônico de Informações (Sei!): um estudo sobre a melhoria dos serviços públicos com apoio da inovação em processos
Ana Maria Marques de Paiva, Jeison Gomes dos Santos, Elisandra Marisa Zambra, Paulo Augusto Ramalho de Souza, Renato Neder (UFMT) – Gestão de Governança de TI
Universidade Digital: Gerenciamento de Ordem de Serviço
Marcos J. Ferreira Neto, Diogo C. Silva, Ítalo C. L. Silva, Rômulo N. Oliveira (UFAL) – Desenvolvimento de Sistemas
Avaliação do Uso da Internet sem fio pelos usuários da UFAM a partir do Reconhecimento de Entidades no Twitter 
Rodrigo A. Costa (UFAM) – Desenvolvimento de Sistemas
Padronização de tipos de documentos: um passo na direção da desburocratização
Cléber M. Tavares, Diogo G. Pereira, Eliara Maria Tavares, Gustavo F. Afonso, José Roberto P. Ribeiro, Michel L. Alves (UNIFAL) – Gestão e Governança de TI  e Desenvolvimento de Sistemas

10h50 “Garantindo a disponibilidade das aplicações”
Marcus Vinicius Ribeiro, Teltec – Patrocinador Ouro
11h05 “O Paradigma de Arquitetura Corporativa para enfrentar os desafios de interoperabilidade entre as IFES e destas com Órgãos Públicos”
Keynote Vanessa Tavares (Consultoria SE7Ti)
Transmissão ao vivo: https://video.rnp.br/portal/transmissao/WTICIFES_05-06-2019am
11h45 “O impacto da transformação digital no futuro da educação brasileira”
Wagner Alledo, HT Solutions – Patrocinador Diamante
12h15 Sorteio no Auditório
12h20 Almoço Livre
14h Sessão Técnica II – Desenvolvimento de Sistemas – Chair: Valmir Antunes (UFPR)
Aplicação de Testes Automáticos com Selenium WebDriver: Um Relato de Experiência no SIGA
Alan B. de Pontes, Anne C. O. Rocha, Raphael F. de A. Patrício (UFPB)
Transformação de Projetos de Sistemas de Informação da UTFPR através de Frameworks Modernos
Diogo A. B. Pereira, Marcelo A. Faveri, Rui P. Leite e William H. dos Santos (UTFPR)
Integração das Bases de Login e Senha dos Sistemas da Universidade de Brasília – UnB
Renato Carauta Ribeiro, Everton de Vargas Agilar (UNB)
15h Sessão Técnica III – Desenvolvimento de Sistemas – Chair: Leandro Luis (UFG)
Universidade Digital: preservando e disponibilizando a produção científica através do Repositório Institucional
Italo Silva, Diogo Cabral, Marcos Neto, Rômulo Nunes (UFAL)
A Importância da Informatização e da Acessibilidade para o Processo de Avaliação de Desempenho na UFMT
João Vitor Barbosa Viana, Sandra Alves Rodrigues dos Santos, Delvan Luis de Souza, Raphael Pires Ferreira, Eunice Pereira dos Santos Nunes (UFMT)
Uma solução de automatização no processo de pagamento de bolsas de auxílio
André Thiago Pereira Rodrigues, Raphael Pires Ferreira (UFMT)
16h Coffee Break
16h30 “Transformação digital com a NUTANIX”
Luciano Freitas, Approach Tecnologia – Patrocinador Diamante Plus
16h50 Painel “Melhoria de Processos da Administração Pública”
José Assumpção Rodrigues Almeida (ANAC), Ana Vitória Piaggio Albuquerque (CGU) e Júlio César Elpídio de Medeiros (Ministério da Economia)
Mediador: Nilton Hideki Takagi – UFMT
Transmissão ao vivo: https://video.rnp.br/portal/transmissao/WTICIFES_05-06-2019pm
18h15 “Proteção de Dados: Uma visão moderna sobre a melhor forma de proteger suas informações com as soluções DELLEMC”
Edvan Dors, Perfil – Patrocinador Ouro
18h30 Sorteio no Auditório
Horário GRAN II
08h Credenciamento
09h Sessão Técnica IV – Infraestrutura Computacional – Chair: Hermes Pessoa (UFPB)
O uso prático do trafic control (tc) para evitar o colapso de links de Internet em regiões próximas a áreas residenciais
Rômulo N. de Oliveira, Deive F. V. Gomes, Carlos R. A. da Silva, Icaro dos S. Silva (UFAL)
Implantação da rede sem fio na UFCA
Taciano P de A Alcântara, Marcos Iury F M da Silva, Herbert N Onofre (UFCA)
O uso de containers e máquinas virtuais para a otimização de custos e serviços no Governo Federal. Uma análise comparativa
Felipe C. Costa Alves, Jean Caminha, Renan Susuki, Allan Gonçalves, Hernane Junior, Tierry Lincoln, Roberto Benedito (UFMT)
Moodle: Arquitetura redundante e escalável para alta demanda de acesso
André Vinícius Farias Sousa, Edmilson Alves do Nascimento, Gustavo Pinho Gomes dos Santos, Michel Peterson Andrade (UFBA)
10h20 Coffee Break e Sessão de Pôsteres
14h Sessão Técnica V – Infraestrutura Computacional – Chair: Roberto Rosa (UFCSPA)
Implantação automatizada de sítios institucionais com uso de Docker, Git e Jenkins
João G. A. Martinez, Gérson B. da Silva, Diogo Soares (UFAM)
PoC RNP/UFG: Implantação do G Suite por meio da adesão ao serviço da Plataforma Nasnuvens/RNP
Igor R. Vieira, Jean T. Lima, Ricardo H. D. Borges (UFG)
Caso de migração de telefonia: a partir de uma plataforma proprietária para uma solução VoIP com software livre
Geovano L. Quatrin, Volnei D. Pol, Diego S. Junges (UFFS)
15h Sessão Técnica VI  – Gestão e Governança de TI – Chair: Apuena Gomes (UFRN)
Análise de dados da telefonia fixa e móvel com Pentaho
Luiz Fernando Stopa Arcenio (UFGD)
Catálogo de Serviços: facilitando o acesso aos serviços de TI dentro das Instituições de Ensino Superior
Marcelo A. Santana, Italo C. L. Silva, Rômulo N. de Oliveira, Marcos J. F. Neto, João B. G. Silva (UFAL)
Melhoria Organizacional com Base no Grau de Felicidade dos Colaboradores
Teresa M M Maciel, Suzanna Sandes (UFPE)
16h Coffee Break

06/06 – 3º dia

Horário GRAN III – Auditório Principal
08h Credenciamento
08h30 Sessão Técnica VII – Segurança da Informação – Chair: Gustavo Chiapinotto (UFSM)
Utilização de Serviço de Registro, Autenticação e Preservação de Documentos para a Emissão de Diplomas Digitais
Marcelo Soares, Raphael Patrício, Georgenes Lima, Jeysibel Dantas (UFPB)
O uso de Micro Serviços no desenvolvimento de sistemas nas Universidades e seus benefícios: um estudo de caso
Tales Mota Machado, Frederico Augusto de Cezar Almeida Gonçalves, Abelard Ramos Fernandes, Tiago Rodrigues Chaves (UFOP)
Gerenciamento de Logs: Implantação do Graylog como ferramenta de centralização de logs de dados na Universidade Federal do Amazonas
Crisley P. Linhares, Gerson B. da Silva, João G. A. Martinez, Vanderson da S. Rocha, Marckson M. da Silva, João B. L. Carneiro (UFAM)
DWD12 – Um método para criação de senhas seguras e memorizáveis
Cárlisson B. T. Galdino, Rômulo N. de Oliveira, Raiela Quirino Lima (UFAL)
10h “Digitalização da Área de Trabalho – Rompendo a barreira física institucional com Horizon 7 da VMWARE”
Thiago Valcesia, Plugnet – Patrocinador Ouro
10h15 Coffee Break e Sessão de Pôsteres – Chair: Aline Tavares (UFRR)

Planejamento de Projetos Utilizando Uma Ferramenta Baseada no Modelo PMC (Project Model Canvas)
Daniel Biasoli, Ocimar Luis Zolin (UFFS) – Gestão e Governança de TI
Utilizando a Gestão de Conhecimento para facilitar o desenvolvimento em projetos de software
Rodrigo A. Costa (UFAM) – Gestão e Governança de TI  e Desenvolvimento de Sistemas
A Aplicação de Tecnologias Ágeis no Desenvolvimento de Sistemas de Apoio Administrativo
Daniel A. Moura, Jose O. da Silva, Reginaldo S. dos Anjos, Lígia M. C. Sousa (UNILAB) – Desenvolvimento de Sistemas
GESCON: Agilidade e transparência na gestão dos órgãos colegiados da universidade
Vanderlin Amorim Palmeira Júnior, Alexsandro Cardoso Carvalho e Lidiane Cristina Silva (UNIFESP) – Gestão e Governança de TI e Desenvolvimento de Sistemas
Utilização da Central de Ajuda para a Tecnologia da Informação: Estratégias para Auxílio ao Usuário
Paulo Freire Sobrinho (UFGD) – Gestão e Governança de TI

10h45 “Case de Sucesso: Sobrevivendo a uma enchente”
Sergio Leandro, OST – Patrocinador Ouro
11h “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Você está preparado?”
Keynote José Antunes (IBM)
Transmissão ao vivo: https://video.rnp.br/portal/transmissao/WTICIFES_06-06-2019am
11h55 “Proteção de dados nos dias atuais”
Bruno Nobrega e Daniel Matos, NTSEC Network Security – Patrocinador Diamante Plus
12h15 Sorteio no Auditório
12h20 Almoço Livre
13h45 Sessão Técnica VIII – Desenvolvimento de Sistemas – Chair: Herbert Novais (UFCA)
Democratização do acesso à informação na UFS: APISistemas e Desenvolvimento Móvel Multiplataforma com Flutter
Alan Passos, Leonardo Bezerra (UFS)
SisPAC – Sistema para Levantamento e Consolidação das Necessidades do PAC
Tarcila G. da Silva, Taiana B. Pereira, Julliany S. Brandão, Daniel F. Oliveira, Enoch C. P. L. da Silva (CEFET-RJ)
Portal de Integração UFG – APIs de serviços para integração de dados e sistemas
Andrey E. da Silva, Bruno N. Machado, Jhonny L. Cabral, Juarez E. de Lima, Lauro R. Gomides, Ricardo H. D. Borges (UFG)
14h45 Sessão Técnica IX – Desenvolvimento de Sistemas – Chair: Tereza Maciel (UFPE)
Aplicativo Siga UFMG: Relato de Experiência no Centro de Computação da UFMG
Patrícia Nascimento Silva , Rainer Couto (UFMG)
UFPB-Sentinela: Um Sistema de Segurança para a Cidade Universitária
Iron A. de A. Júnior, Sandro L. I. Araujo, José Augusto L. B. de C. Filho, Arthur S. A. de Melo (UFPB)
Ferramenta para facilitar a comunicação do Plano de Desenvolvimento Institucional
Ana Carla Macedo da Silva, Diogo Benassuly (UFPA)
15h45 Coffee Break
16h15 “IoT em gestão”
Ítalo Ruann, LTA-RH – Patrocinador Ouro
16h30 “Transformação Digital – um olhar na gestão pública”
Keynote Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Junior (Ministério da Economia)
Transmissão ao vivo: https://video.rnp.br/portal/transmissao/WTICIFES_06-06-2019pm
17h30 “Vantagens da adoção de um modelo de operação único em ambientes MultiCloud”
Vicente Lima, Systech – Patrocinador Ouro
17h45 Premiação Best Paper – WTICIFES e EEP
18h15 Solenidade de Encerramento Evento
Horário GRAN II
08h00 Credenciamento
08h30 Sessão Técnica X – Gestão e Governança de TI – Chair: Júlio Mattos (UFPEL)
Uma análise das faturas de telefonia fixa da UFMT utilizando ferramentas gratuitas de ETL e Business Intelligence
Jonata B. M. dos Santos, Jean Caminha, Ana M. M. Paiva, Willdson G. de Almeida (UFMT)
Relato de Experiência: implantação de um sistema de documentação e gestão das redes de comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso
Willdson Gonçalves de Almeida, Jeison Gomes dos Santos, Jonata B. M. dos Santos (UFMT)
Processo de gerenciamento de riscos: um relato sobre a experiência da STI/UFF
Núbia dos S. R. Santana dos Santos, Henrique Oswaldo Uzêda Pereira de Souza (UFF)
Do Papel ao Digital – Implantação de Sistema de Protocolo Digital
Marlos Ribeiro, Renato Mendes, Walter Santos (UFPE)
10h15 Coffee Break e Sessão de Pôsteres
13h45 Sessão Técnica XI  – Segurança da Informação – Chair: Elton Pereira (UFVJM)
Integração entre LDAP e FreePBX para controle de autorização de chamadas
Eliézer de Siqueira, Weber S. R. Takaki (UNILA)
Entregando recursos para aplicações multiplataforma com a API UFRGS
Abel Corrêa Dias, Felipe Ávila dos Santos, Thiago Stein Motta (UFGRS)
Funcionalidade para logoff da autenticação do Firewall da Palo Alto na UFPI
Filipe S. Viana, Ênio R. Viana, Diego F. M. Oliveira (UFPI)
14h45 Sessão Técnica XII – Segurança da Informação – Chair: Joaquim Bento (UFC)
Implantação do Serviço Eduroam na UFAM
Marckson M. da Silva, Vanderson da S. Rocha, Crisley P. Linhares, Gerson B.da Silva, João B. L. Carneiro, João G. A. Martinez (UFAM)
Da Virtual Machine ao Container as a Service: Tornando os Sistemas Integrados de Gestão compatíveis com os novos paradigmas de computação em nuvem
Jeysibel de Sousa Dantas, Raphael Freire de Araújo Patrício (UFPB)
Portal de Dados Abertos UFG
Bruno N. Machado, Jhonny L. Cabral, Juarez E. de Lima, Ricardo H. D. Borges (UFG)
15h45 Coffee Break

07/06 – Pós-evento

Horário SALA MACHADO DE ASSIS
08h00 Plenária CGTIC
10h30 Programação Cultural
18h Encerramento das atividades

Patrocínios

Estar presente no XIII WTICIFES é uma oportunidade de estabelecer relacionamento com aproximadamente 60 Universidades Federais, permitindo que os Gestores de TIC dessas instituições ampliem o conhecimento acerca do portfólio de produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.
A segmentação do público e o ambiente voltado para a temática das TICs é propício para a formação de networking com agentes que tem o poder de decisão nas IFES. Conheça os Patrocinadores WTICIFES 2018.

Entre em contato conosco e solicite uma proposta: wticifes2019@ufmt.br.

Patrocinadores confirmados para o WTICIFES 2019

PATROCINADOR VON NEUMANN


 

PATROCINADOR DIAMANTE PLUS


PATROCINADORES DIAMANTE


PATROCINADORES OURO


PATROCINADORES PRATA



PATROCINADORES BRONZE


 

Organização


 

 

PROMOÇÃO



 

 

APOIO



 

 

EQUIPE




Eunice Nunes
Coordenadora
WTICIFES

Lígia Cordeiro
Assessoria
WTICIFES
Jessica Bastos
Assessoria
WTICIFES
Anne Cardoso
Coordenadora
EEP
Greice Arruda
Assessoria
EEP

Contato

Entre em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas sobre o evento ou a cidade:

 wticifes2019@ufmt.br

 (65) 3615-8028

© 2018 UFMT